top of page

NOTÍCIAS de ATIVIDADES do AGRUPAMENTO (2022/2023)

"CONCURSO DE LEITURA 2023”

Publicado no dia 16/03/2023

Decorreu, no dia 14 de março, na Biblioteca Municipal, o Concurso Nacional de Leitura. O nosso Agrupamento foi bem representado, participando alunos do 1º e 2º ciclos.

ConcursoNacional_Leitura.png
Livros.png

Prova Escrita teve início às 10h30 e os alunos pareceram bastante à vontade. Depressa a concluíram e mostraram-se bastante otimistas.

Seguiu-se um momento de descontração com o espetáculo MEDOS DA MATEMÁTICA, por António Abernú (ASTA), que foi bastante divertido e que antecipou um almoço bem ao gosto dos nossos “pequenos”.

No período da tarde, os alunos selecionados (cinco em cada nível) passaram à etapa da Prova de Palco.

Finda a leitura e a justificação de uma questão colocada pelo júri, houve um tempinho de espera e, finalmente, fez-se o Anúncio dos Vencedores e procedeu-se à entrega de Prémiosaos três primeiros classificados em cada categoria. De referir que todos os alunos concorrentes tiveram direito a um Certificado de Participação.

 

A Equipa da BE dá os parabéns a todos os participantes e docentes envolvidos e em especial aos nossos representantes na Fase Intermunicipal: Mariana Rodrigues da EB Lã e a Neve (1º Ciclo) e João Santos da EB Pêro da Covilhã (2º Ciclo).

"Miúdos a Votos

Publicado no dia 16/03/2023

Os Miúdos a Votos estão de volta! Trata-se já da sétima edição desta iniciativa, organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares e pela VISÃO Júnior, que visa promover o desenvolvimento de competências de leitura e de cidadania ativa. 

Através de uma eleição realizada em todas as escolas participantes, os alunos puderam votar no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real.

Esta iniciativa constituiu um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar e uma importante ação na promoção da leitura, realizada entre pares, a partir das suas escolhas.

 

Imagem11_Miudos.png

No dia sete de março realizou-se a votação para a eleição nacional dos livros preferidos dos alunos, no âmbito do Projeto Miúdos a Votos.

Após a recolha dos votos em todas as turmas do 2º ciclo, realizou-se na BE a contagem dos mesmos e divulgou-se o resultado eleitoral, nesse mesmo dia, no Polivalente da Escola e na BE.

Dos 367 votantes saiu o livro vencedor: Avozinha Gangster de David Walliams. Em segundo lugar, Ulisses de Maria Alberta Menéres e em terceiro lugar Gravity Falls: Diário 3 de Alex Hirsch.

É de enaltecer o empenho dos alunos das turmas do 6º1,6º2, 6º3, 6º4, 6º6, 6º7 e 6º9 na campanha eleitoral, bem como a criatividade revelada no recurso a materiais diversos em diferentes suportes. Saliente-se ainda toda a dedicação e apoio demonstrados pelas suas docentes de Português.

Imagem4_Miudos
Imagem10_Miudos
Imagem19_Miudos
Imagem20_Miudos
Imagem1_Miudos
Imagem18_Miudos
Imagem12_Miudos
Imagem8_Miudos
Imagem3_Miudos
Imagem13_Miudos
Imagem17_Miudos
Imagem16_Miudos
Imagem6_Miudos.png
Imagem7_Miudos.png
Imagem5_Miudos.png
Imagem2_Miudos.png
Imagem9_Miudos.png

PROJETO SARA TERRA

"Mudar o Mundo: Uma escola de cada vez!”

Publicado no dia 19/02/2023

A turma 5.º01, orientada pela professora Lídia Fonseca, participou no projeto “Sara Terra”, criado pela Endesa Energia S.A, com o desafio “Mudar o Mundo: Uma escola de cada vez!” tendo obtido o prémio de escola e turma.

Cerca de 58 escolas e 111 turmas aceitaram o desafio de mudar o mundo, com ideias para tornar a escola útil para a comunidade onde estão inseridas. Todas as ideias teriam de ser subordinadas a uma das 4 temáticas do desa­fio: Sustentabilidade, Sociedade de Informação, Digitalização e Inovação. O 5.º01 enveredou pela sustentabilidade.

Após o trabalho de campo, realizado por cada aluno, o problema mais destacado na região foi a desflorestação, consequente dos incêndios que assolaram a região no verão de 2022.

Com o valor monetário obtido com o prémio de escola a turma, irá contribuir para a reflorestação da Serra da Estrela, com espécies de árvores autóctones.

A equipa dinamizadora:

Prof.ª Ana Paula Silva

Prof.ª Idalina Rodrigues

Prof.ª Isabel Teófilo

Prof.ª Lurdes Soares

No dia 1 de fevereiro, recebemos, novamente, a nossa, já habitual, convidada de honra...

"A Leitura em voz Alta

Publicado no dia 21/02/2023

A LEITURA EM VOZ ALTA  foi a protagonista da manhã de 4.ª feira.

O Departamento de Línguas e Estudos Sociais assinalou o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, com o objetivo de promover a leitura e os benefícios dela decorrentes.  Os alunos do 1.º e 2.º ciclos foram convidados a assistir às atividades dinamizadas por docentes de Português; pela Biblioteca Escolar e pela Biblioteca Municipal da Covilhã.

Assim, ao longo desta manhã, o interesse e a participação dos nossos alunos foram notórios, tendo-se envolvido, com entusiasmo, em todas as sessões.

Este foi mais um momento de prazer, partilha e diversão, porque…

CARTAZ.png
CARTAZ_1.png

Professora Noémia Rodrigues

LIVROS_601.PNG
LIVROS_604.PNG

AUDIOLIVROS DIGITAIS

Publicado no dia 19/02/2023

Foi com grande entusiasmo que, na disciplina de Português e no âmbito dos Contos Tradicionais, as turmas do 6.º01 e do 6.º04 criaram audiolivros digitais.

Deixem-se encantar…

CURIOSO - Clica no nome de cada livro

DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

Publicado no dia 9/12/2022

Sabe o que aconteceu no dia 10 de dezembro de 1948?

Venha saber com os alunos do 5.º07!

Somos todos responsáveis pelo mundo em que vivemos.

 

Clica na imagem para saberes mais...

Direitos Humanos.png

Trabalho realizado pelos alunos do 5.º07 - Aula de Cidadania e Desenvolvimento

Professora Conceição Figueira

RECOLHA

Complemento à Educação Artistica

Publicado no dia 9/12/2022

No passado dia 11 de novembro, os alunos do CEA fizeram a recolha, nos diversos pavilhões, do lixo deixado, a seu pedido, pelas respetivas turmas.

Este material foi levado para a carpintaria onde foi devidamente selecionado e separado de acordo com a sua categoria. 

Com o contributo de todos os alunos/alunas da Escola Pêro da Covilhã, conseguiu-se juntar vários quilos de lixo que com criatividade e talento será transformado em Arte.

imagem3
imagem2

CEA (alunos 6.º ano)

25/11/2022

imagem1

Sempre que um aluno se habitua a comer bem, terá certamente mais saúde e melhores condições para adquirir mais competências e desenvolver capacidades de aprendizagem.

Dia Mundial da Alimentação 

No Escola Pêro da Covilhã

Publicado no dia 16/11/2022

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã assinalou o Dia Mundial da Alimentação com o regresso da iniciativa de distribuição gratuita de fruta a todos os alunos na escola sede durante o maior intervalo da manhã.  

Foi distribuída gratuitamente uma peça de fruta a cada aluno, como forma e contributo para a educação alimentar e a promoção da saúde em contexto escolar e capacitar alunos e famílias para a adoção de hábitos de consumo de fruta, em substituição de lanches de fraca qualidade alimentar, contribuindo também para uma redução da obesidade infantil. Paralelamente a esta atividade, decorreu também uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula, assim como uma "Roda dos Alimentos Viva".

Geral.jpeg
roda dos alimentos viva.jpeg

O Departamento de Matemática e Ciências Naturais.

No dia 07 de outubro, os alunos do CEA 22-23 fizeram uma visita de estudo à obra de arte “O Lacrau” feita por Pedro Leitão com materiais reutilizados, encontrados no lixo. O artista (Pedro Leitão) também lá esteve e falou com os alunos sobre a sua obra, a natureza, os animais, o tempo e aquilo que fazemos com ele…

O intuito desta visita de estudo (e de outras que virão) é inspirar os alunos para o projeto do presente ano relacionado com a reciclagem/reutilização do nosso lixo, transformando-o em arte.                                                                       

 

CEA (alunos de 6.º ano)

Visita ao “Lacrau”

COMPLEMENTO À EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 2022-23

Publicado no dia 23/10/2022

lacrau 1.png
lacrau 3.png
lacrau 2.png
lacrau 5.jpg
bottom of page