top of page
SERVIÇOS

SERVIÇO DE PSICOLOGIA

O Serviço de Psicologia do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã assegura a avaliação e o acompanhamento psicológico e psicopedagógico dos alunos individualmente ou em grupo, ao longo do seu processo educativo e apoia o desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade, previstas no Artigo 29.º da Lei de Bases do Sistema Educativo. Destina-se a promover condições que favoreçam a integração escolar dos alunos facilitando-lhes o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

          

O Serviço de Psicologia tem a seguinte mancha horária para o

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã e é composto por duas

psicólogas:

            - Marisa Borrego

 

Este serviço pode ser contactado através:

telefone do Agrupamento 275 320 060

 - endereço eletrónico: secretaria.pero@gmail.com

 

Onde funciona o Serviço de Psicologia?

O Serviço de Psicologia funcionam em espaços destinados ao efeito em todas as escolas do Agrupamento.

 

Modalidades de atendimento aos alunos

Os alunos do Agrupamento que podem usufruir do Serviço de Psicologia:

  1. Alunos propostos ao Serviço de Psicologia por deliberação da Direção;

  2. Alunos propostos ao Serviço de Psicologia através de ficha de encaminhamento para o Serviço de Psicologia, sendo a mesma remetida por  educadores/professores titulares de turma / diretores de turma e/ou equipa da educação especial;

  3. Alunos autopropostos. Neste caso, os alunos deverão dirigir-se ao Serviço de Psicologia conforme o horário indicado e  serão acompanhados dependendo da problemática apresentada e do consentimento dos Encarregados de Educação.

Documentos Internos ao Agrupamento

Formulário de avaliação/acompanhamento - Uso exclusivo dos professores Titulares de Turma (Pré-escolar e 1º Ciclo) e dos Diretores de Turma.

 

Ao Serviço de Psicologia do Agrupamento compete:

 

Promover a orientação escolar e profissional - promovendo a construção de um projeto de vida adequado a cada caso, de forma a acompanhar o aluno no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, nomeadamente ajudar e identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características e apoiar no processo de tomada de decisão vocacional.

 

Intervir ao nível psicológico e psicopedagógico - na observação, avaliação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e/ou encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade. Este apoio tem como objetivo a colaboração na identificação, análise e resolução de diversas problemáticas com vista ao sucesso e integração escolar dos alunos.

 

Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa - o Serviço de Psicologia desenvolve ações que visem: colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão da escola, colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir o abandono escolar precoce; colaborar, com professores, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial e estabelecer articulações com outros serviços especializados de apoio educativo necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais.

 

Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade - o Serviço de Psicologia assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, da Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.

 

Atividades de Formação - o Serviço de Psicologia colabora e participa, na sua área de especialidade, em experiências pedagógicas, bem como em projetos de investigação e em ações de formação do pessoal docente e não docente.

 

Desenvolvimento de projetos - o Serviço de Psicologia, tendo em conta a sua formação especializada, e na prossecução das suas atribuições e objetivos, assume frequentemente uma intervenção ativa no planeamento, organização e implementação de variados projetos que se pretendam desenvolver na comunidade educativa.

Ética e Deontologia

 

Os profissionais do Serviço de Psicologia respeitam, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adotadas pela Ordem dos Psicólogos Portuguesas, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.

21_22_Técnicas_PSI.png

EM ATUALIZAÇÃO

bottom of page