Clique em cada foto para saber mais ...
Sabes o que é o CEA?
Sabes o que se lá faz?
Estás curioso?
Clica na imagem
ANO LETIVO 2022/2023
e junta-te a nós nesta grande aventura artística.
NÚMERO de visitantes
PARLAMENTO DOS JOVENS - 2022|2023
E, como sempre, com um tema bastante atual que suscitou a curiosidade, a pesquisa e o debate nas turmas de 6.º ano.
Este é um tema que tem vindo a ganhar maior visibilidade. A saúde mental, em particular na infância e adolescência, tem vindo a ser reconhecida como uma área prioritária de intervenção. É fundamental desenvolver uma cultura de promoção e prevenção nesta área, aumentando, assim, a literacia em Saúde e contrariando o estigma associado à doença mental.
Uma das áreas prioritárias elegíveis para a promoção da Saúde Mental e prevenção da doença é a intervenção no meio escolar.
Convidados /Entidades parceiras
15 de novembro – Ação de sensibilização feita profissionais do Serviço de Psiquitaria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (Enf.ª Ana Catarina Santos; Dra. Isabel Rosa (Terapeuta ocupacional) Dra. Leonor Goulão (Psicomotricista) Dra. Mónica Grancho (Psicóloga clínica).
7 de dezembro - Os nossos “deputados” puderam contar com a ajuda do Serviço de Psicologia da escola (Dra. Marisa Borrego), que organizou uma sessão de informação e esclarecimento de dúvidas intitulada “À conversa com…”.
12 de dezembro - Recebemos a visita de um deputado da Assembleia da República - Dr. Tiago Soares Monteiro – que, para além de debater o tema com os deputados das várias listas, apresentou, de forma breve, as funções, organização e funcionamento da Assembleia da República, assuntos que suscitaram muito o interesse por parte de alguns alunos, que pareciam verdadeiros deputados!!
Todas estas ações foram muito importantes para a elaboração das medidas, por parte de cada uma das listas candidatas.
Campanha eleitoral
Após a publicitação das medidas, os alunos envolveram-se ativamente na campanha eleitoral, cujos materiais de campanha foram divulgados no polivalente e nas televisões da escola.
Dá uma espreitadela!
Ato eleitoral
Na manhã do dia 13 de janeiro, os alunos que constam do Caderno Eleitoral (alunos do 5.º e 6.º anos) foram chamados a exercer o seu direito de voto no polivalente. A mesa de voto foi rotativa, de forma a envolver o maior número de alunos possível de todas as listas candidatas. Neste ato de cidadania, foi notório o sentido de responsabilidade dos nossos alunos.
Da parte da tarde, procedeu-se, entusiasticamente, à contagem de votos, na sala multiusos.
No polivalente, alguns alunos aguardavam pelos resultados com grande expetativa.
RESULTADOS das ELEIÇÕES
N.º de eleitores inscritos: 390
N.º de votantes: 365
Número de votos brancos: 2
Número de votos nulos: 6
Número de votos obtidos por cada lista:
Lista A: 49 Lista B: 12
Lista C: 29 Lista D: 43
Lista E: 121 Lista F: 25
Lista G: 21 Lista H: 22
Lista I: 22 Lista J: 13
Sessão Escola - Projeto de Recomendação
A 1.ª fase deste programa culminou com a Sessão Escolar que ocorreu no dia 18 de janeiro na Sala Multiusos da escola sede. Os trabalhos foram dirigidos pelos membros da mesa da Sessão Escolar eleitos para o efeito.
A Sessão Escolar tem por objetivo aprovar o Projeto de Recomendação da escola, eleger os respetivos deputados à Sessão Distrital/Regional e o respetivo candidato à Mesa desta Sessão.
O Diretor e o Vice-diretor do Agrupamento felicitaram os deputados pelo trabalho desenvolvido até ao momento, tendo procedido, de seguida, à tomada de posse dos mesmos.
Iniciaram-se, então, os trabalhos e os deputados de cada lista apresentaram e defenderam as suas medidas, seguindo-se a fase de debate / pedidos de esclarecimento. Nesta altura, as listas inscreveram-se para usar da palavra. A Presidente foi dando a palavra aos deputados por ordem de inscrição, tendo em consideração o princípio da alternância. Após esta fase, a Presidente da mesa da mesa perguntou aos deputados se pretendiam fundir medidas ou inserir uma nova ideia resultante do debate, com vista a aperfeiçoar o Projeto de Recomendação da Escola, seguindo-se um período de negociação. Depois de apresentadas as alterações, foram votadas as medidas (votos contra, a favor e abstenções). As 3 medidas mais votadas integraram o Projeto de Recomendação.
Posteriormente, através de voto secreto, foram eleitos os deputados que irão representar a escola na Sessão Distrital:
Rodrigo Santos (efetivo)
João Maria Martins (efetivo)
Afonso Marques (efetivo)
Alexandre Marques (suplente)
PARABÉNS!
Como voluntários, apresentaram-se os candidatos à Mesa da Sessão Distrital, e, também por voto secreto, foi eleita a aluna Mafalda Duarte, devido às suas capacidades de liderança e conhecimento das regras de condução dos trabalhos, uma vez que presidiu à mesa desta sessão. Também ela está de PARABÉNS!
Os deputados preparam-se agora para a Sessão Distrital que ocorrerá em Castelo Branco no dia 21 de março.
Reunião de eleição da Mesa da Sessão Distrital - 1 de março
Mesa da Sessão Distrital
No dia 1 de março, a aluna Mafalda Duarte, acompanhada pela professora Isabel Teófilo, participou numa reunião que teve lugar no IPDJ de Castelo Branco, onde todos os candidatos à Mesa da Sessão Distrital apresentaram e defenderam a sua candidatura, evidenciando as suas capacidades de liderança e o conhecimento das regras de condução dos trabalhos da Sessão Distrital.
Sessão Distrital - 21 de março
Após a Sessão Escolar, os deputados eleitos dedicaram-se ao estudo do Projeto de Recomendação da Escola bem com de todos os Projetos de Recomendação das escolas do círculo de Castelo Branco.
No dia 21 de março, os alunos Afonso Marques; João Maria Martins; Rodrigo Santos e Alexandre Marques, participaram na Sessão Distrital que teve lugar no Centro de Cultura Contemporânea, entre as 10:00h e as 18:00h. Os alunos foram acompanhados pela professora Isabel Teófilo e o trajeto foi feito de autocarro, que transportou também os participantes das restantes escolas do concelho da Covilhã e do Fundão.
Os jovens deputados da nossa escola, apesar de serem os mais novos, representaram muito bem a escola Básica Pêro da Covilhã, e não passaram despercebidos a nenhum dos participantes. Demonstraram um elevado grau de maturidade e responsabilidade durante todo o dia, pelo cumprimento de todas as regras de participação e respeito por todos os procedimentos inerentes à sessão.
PARABÉNS a todos eles!
Queres espreitar?
Clica no vídeo!
Professora Isabel Cristina Teófilo