
Clique em cada foto para saber mais ...





































































































NÚMERO de visitantes
PARLAMENTO DOS JOVENS - 2022|2023



E, como sempre, com um tema bastante atual que suscitou a curiosidade, a pesquisa e o debate nas turmas de 6.º ano.
Este é um tema que tem vindo a ganhar maior visibilidade. A saúde mental, em particular na infância e adolescência, tem vindo a ser reconhecida como uma área prioritária de intervenção. É fundamental desenvolver uma cultura de promoção e prevenção nesta área, aumentando, assim, a literacia em Saúde e contrariando o estigma associado à doença mental.
Uma das áreas prioritárias elegíveis para a promoção da Saúde Mental e prevenção da doença é a intervenção no meio escolar.


Convidados /Entidades parceiras
15 de novembro – Ação de sensibilização feita profissionais do Serviço de Psiquitaria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (Enf.ª Ana Catarina Santos; Dra. Isabel Rosa (Terapeuta ocupacional) Dra. Leonor Goulão (Psicomotricista) Dra. Mónica Grancho (Psicóloga clínica).









7 de dezembro - Os nossos “deputados” puderam contar com a ajuda do Serviço de Psicologia da escola (Dra. Marisa Borrego), que organizou uma sessão de informação e esclarecimento de dúvidas intitulada “À conversa com…”.



12 de dezembro - Recebemos a visita de um deputado da Assembleia da República - Dr. Tiago Soares Monteiro – que, para além de debater o tema com os deputados das várias listas, apresentou, de forma breve, as funções, organização e funcionamento da Assembleia da República, assuntos que suscitaram muito o interesse por parte de alguns alunos, que pareciam verdadeiros deputados!!


Todas estas ações foram muito importantes para a elaboração das medidas, por parte de cada uma das listas candidatas.

Campanha eleitoral
Após a publicitação das medidas, os alunos envolveram-se ativamente na campanha eleitoral, cujos materiais de campanha foram divulgados no polivalente e nas televisões da escola.
Dá uma espreitadela!



Ato eleitoral
Na manhã do dia 13 de janeiro, os alunos que constam do Caderno Eleitoral (alunos do 5.º e 6.º anos) foram chamados a exercer o seu direito de voto no polivalente. A mesa de voto foi rotativa, de forma a envolver o maior número de alunos possível de todas as listas candidatas. Neste ato de cidadania, foi notório o sentido de responsabilidade dos nossos alunos.




Da parte da tarde, procedeu-se, entusiasticamente, à contagem de votos, na sala multiusos.
No polivalente, alguns alunos aguardavam pelos resultados com grande expetativa.
RESULTADOS das ELEIÇÕES
N.º de eleitores inscritos: 390
N.º de votantes: 365
Número de votos brancos: 2
Número de votos nulos: 6
Número de votos obtidos por cada lista:
Lista A: 49 Lista B: 12
Lista C: 29 Lista D: 43
Lista E: 121 Lista F: 25
Lista G: 21 Lista H: 22
Lista I: 22 Lista J: 13




Sessão Escola - Projeto de Recomendação
A 1.ª fase deste programa culminou com a Sessão Escolar que ocorreu no dia 18 de janeiro na Sala Multiusos da escola sede. Os trabalhos foram dirigidos pelos membros da mesa da Sessão Escolar eleitos para o efeito.
A Sessão Escolar tem por objetivo aprovar o Projeto de Recomendação da escola, eleger os respetivos deputados à Sessão Distrital/Regional e o respetivo candidato à Mesa desta Sessão.
O Diretor e o Vice-diretor do Agrupamento felicitaram os deputados pelo trabalho desenvolvido até ao momento, tendo procedido, de seguida, à tomada de posse dos mesmos.



Iniciaram-se, então, os trabalhos e os deputados de cada lista apresentaram e defenderam as suas medidas, seguindo-se a fase de debate / pedidos de esclarecimento. Nesta altura, as listas inscreveram-se para usar da palavra. A Presidente foi dando a palavra aos deputados por ordem de inscrição, tendo em consideração o princípio da alternância. Após esta fase, a Presidente da mesa da mesa perguntou aos deputados se pretendiam fundir medidas ou inserir uma nova ideia resultante do debate, com vista a aperfeiçoar o Projeto de Recomendação da Escola, seguindo-se um período de negociação. Depois de apresentadas as alterações, foram votadas as medidas (votos contra, a favor e abstenções). As 3 medidas mais votadas integraram o Projeto de Recomendação.

Posteriormente, através de voto secreto, foram eleitos os deputados que irão representar a escola na Sessão Distrital:
Rodrigo Santos (efetivo)
João Maria Martins (efetivo)
Afonso Marques (efetivo)
Alexandre Marques (suplente)
PARABÉNS!
Como voluntários, apresentaram-se os candidatos à Mesa da Sessão Distrital, e, também por voto secreto, foi eleita a aluna Mafalda Duarte, devido às suas capacidades de liderança e conhecimento das regras de condução dos trabalhos, uma vez que presidiu à mesa desta sessão. Também ela está de PARABÉNS!
Os deputados preparam-se agora para a Sessão Distrital que ocorrerá em Castelo Branco no dia 21 de março.

Professora Isabel Cristina Teófilo