top of page

PARLAMENTO DOS JOVENS - 2022|2023

Imagem2.png
Imagem2.png
Imagem 5.JPG
Captura de ecrã 2023-02-21, às 18.35.27.png

O Parlamento dos Jovens está de volta!

Vê o Vídeo - Programa do Parlamento dos Jovens

E, como sempre, com um tema bastante atual que suscitou a curiosidade, a pesquisa e o debate nas turmas de 6.º ano.

Este é um tema que tem vindo a ganhar maior visibilidade. A saúde mental, em particular na infância e adolescência, tem vindo a ser reconhecida como uma área prioritária de intervenção. É fundamental desenvolver uma cultura de promoção e prevenção nesta área, aumentando, assim, a literacia em Saúde e contrariando o estigma associado à doença mental.

Uma das áreas prioritárias elegíveis para a promoção da Saúde Mental e prevenção da doença é a intervenção no meio escolar.

Cartaz.png
Imagem1.png
Imagem 5.JPG

Convidados /Entidades parceiras

15 de novembro – Ação de sensibilização feita profissionais do Serviço de Psiquitaria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (Enf.ª Ana Catarina Santos; Dra. Isabel Rosa (Terapeuta ocupacional) Dra. Leonor Goulão (Psicomotricista) Dra. Mónica Grancho (Psicóloga clínica).

Cartaz_TikTok.png
IMG_20221115_103641.jpg
IMG_20221115_093439.jpg
IMG_20221115_105729.jpg
IMG_20221115_105925.jpg
IMG_20221115_105951.jpg
IMG_20221115_095238.jpg
IMG_20221115_111112.jpg
Cartaz-Psi.png

7 de dezembro - Os nossos “deputados” puderam contar com a ajuda do Serviço de Psicologia da escola (Dra. Marisa Borrego), que organizou uma sessão de informação e esclarecimento de dúvidas intitulada “À conversa com…”.

IMG_20221207_105636.jpg
IMG_20221207_104559.jpg
IMG_20221207_104619.jpg

12 de dezembro - Recebemos a visita de um deputado da Assembleia da República - Dr. Tiago Soares Monteiro – que, para além de debater o tema com os deputados das várias listas, apresentou, de forma breve, as funções, organização e funcionamento da Assembleia da República, assuntos que suscitaram muito o interesse por parte de alguns alunos, que pareciam verdadeiros deputados!!

Deputado.png

Todas estas ações foram muito importantes para a elaboração das medidas, por parte de cada uma das listas candidatas.

Imagem 5.JPG

Campanha eleitoral

Após a publicitação das medidas, os alunos envolveram-se ativamente na campanha eleitoral, cujos materiais de campanha foram divulgados no polivalente e nas televisões da escola.

 

 

 

 

Dá uma espreitadela! 

Campanha_6.png
Campanha_5.png
Imagem 5.JPG

Ato eleitoral

Na manhã do dia 13 de janeiro, os alunos que constam do Caderno Eleitoral (alunos do 5.º e 6.º anos) foram chamados a exercer o seu direito de voto no polivalente. A mesa de voto foi rotativa, de forma a envolver o maior número de alunos possível de todas as listas candidatas. Neste ato de cidadania, foi notório o sentido de responsabilidade dos nossos alunos.

Campanha_3.png
Campanha_2.png
Campanha_1.png
Campanha 8.png

Da parte da tarde, procedeu-se, entusiasticamente, à contagem de votos, na sala multiusos.

No polivalente,  alguns alunos aguardavam pelos resultados com grande expetativa.

RESULTADOS das ELEIÇÕES

 

N.º de eleitores inscritos: 390

N.º de votantes: 365

Número de votos brancos: 2

Número de votos nulos: 6

Número de votos obtidos por cada lista:

Lista A: 49      Lista B: 12     

Lista C: 29      Lista D: 43      

Lista E: 121    Lista F: 25     

Lista G: 21     Lista H: 22      

Lista I: 22       Lista J: 13      

Campanha 9.png
Campanha 11.png
Campanha 12.png
Imagem 5.JPG

Sessão Escola - Projeto de Recomendação

A 1.ª fase deste programa culminou com a Sessão Escolar que ocorreu no dia 18 de janeiro na Sala Multiusos da escola sede. Os trabalhos foram dirigidos pelos membros da  mesa da Sessão Escolar eleitos para o efeito.

A Sessão Escolar tem por objetivo aprovar o Projeto de Recomendação da escola, eleger os respetivos deputados à Sessão Distrital/Regional e o respetivo candidato à Mesa desta Sessão.

O Diretor e o Vice-diretor do Agrupamento felicitaram os deputados pelo trabalho desenvolvido até ao momento, tendo procedido, de seguida, à tomada de posse dos mesmos.

Campanha 10.png
Campanha 13.png
Camapnha 14.png

Iniciaram-se, então, os trabalhos e os deputados de cada lista apresentaram e defenderam as suas medidas, seguindo-se a fase de debate / pedidos de esclarecimento. Nesta altura, as listas inscreveram-se para usar da palavra. A Presidente foi dando a palavra aos deputados por ordem de inscrição,  tendo em consideração o princípio da alternância. Após esta fase, a Presidente da mesa da mesa perguntou aos deputados se pretendiam fundir medidas ou inserir uma nova ideia resultante do debate, com vista a aperfeiçoar o Projeto de Recomendação da Escola, seguindo-se um período de negociação. Depois de apresentadas as alterações, foram votadas as medidas (votos contra, a favor e abstenções). As 3 medidas mais votadas integraram o Projeto de Recomendação.

Campanha 15.png

Posteriormente, através de voto secreto, foram eleitos os deputados que irão representar a escola na Sessão Distrital:

 

Rodrigo Santos (efetivo)

João Maria Martins (efetivo)

Afonso Marques (efetivo)

Alexandre Marques (suplente)

                         PARABÉNS!

Como voluntários, apresentaram-se os candidatos à Mesa da Sessão Distrital, e, também por voto secreto, foi eleita a aluna Mafalda Duarte, devido às suas capacidades de liderança e conhecimento das regras de condução dos trabalhos, uma vez que presidiu à mesa desta sessão. Também ela está de PARABÉNS!

Os deputados preparam-se agora para a Sessão Distrital que ocorrerá em Castelo Branco no dia 21 de março.

Imagem 5.JPG

Reunião de eleição da Mesa da Sessão Distrital - 1 de março

Mesa da Sessão Distrital

No dia 1 de março, a aluna Mafalda Duarte, acompanhada pela professora Isabel Teófilo, participou numa reunião que teve lugar no IPDJ de Castelo Branco, onde todos os candidatos à Mesa da Sessão Distrital apresentaram e defenderam a sua candidatura, evidenciando as suas capacidades de liderança e o conhecimento das regras de condução dos trabalhos da Sessão Distrital.

Imagem1_mesa.jpg
Imagem2_mesa.jpg
Imagem3_mesa.jpg
Imagem 5.JPG

Sessão Distrital - 21 de março

Após a Sessão Escolar, os deputados eleitos dedicaram-se ao estudo do Projeto de Recomendação da Escola bem com de todos os Projetos de Recomendação das escolas do círculo de Castelo Branco.

No dia 21 de março, os alunos Afonso Marques; João Maria Martins; Rodrigo Santos e Alexandre Marques, participaram na Sessão Distrital que teve lugar no Centro de Cultura Contemporânea, entre as 10:00h e as 18:00h. Os alunos foram acompanhados pela professora Isabel Teófilo e o trajeto foi feito de autocarro, que transportou também os participantes das restantes escolas do concelho da Covilhã e do Fundão.

Os jovens deputados da nossa escola, apesar de serem os mais novos, representaram muito bem a escola Básica Pêro da Covilhã, e não passaram despercebidos a nenhum dos participantes. Demonstraram um elevado grau de maturidade e responsabilidade durante todo o dia, pelo cumprimento de todas as regras de participação e respeito por todos os procedimentos inerentes à sessão.

PARABÉNS a todos eles!

Queres espreitar?

Clica no vídeo!

Imagem2_SessaoDistrital.jpg
Imagem1_SessaoDistrital.jpg
Campanha_6.png
Campanha_7.png

Professora Isabel Cristina Teófilo

bottom of page