NOTÍCIAS de ATIVIDADES do AGRUPAMENTO (antigas)

Trabalhos dos alunos durante o período "Ensino@Distância"

​Publicado no sábado 02/08/2020 - 22:15           

O grupo de Educação Visual e Educação Tecnológica tinha previsto, no seu Plano Anual de Atividades, uma exposição de trabalhos dos alunos. Devido à situação de emergência de saúde pública que vivemos não foi possível aos alunos exporem os seus trabalhos na escola, pelo que se recorreu a este espaço para a sua divulgação.

Apesar de não ser possível mostrá-los todos fica apenas uma amostra que demonstra que não há impossíveis, tudo foi ultrapassado com esforço e dedicação.

Parabéns aos nossos alunos!

Os Professores

Ana Pimentel

Brigita Martins

Fernanda Marques

Luísa Nave

Rogério Lopes

DAC - 602 - “Grandes acontecimentos da História de Portugal”

Publicado no sábado 27/06/2020 - 09:45   

Com a concordância dos alunos da Turma do 6º2, levou-se a cabo este projeto anual, no âmbito da Gestão Flexível do Currículo que deu seguimento ao trabalho realizado no ano letivo transato, fazendo a ligação direta entre as disciplinas de Português e de História e Geografia de Portugal.

Assim, a partir de grandes acontecimentos da História de Portugal como o “Terramoto de Lisboa de 1755”, as “Invasões Francesas”, a “ Revolução Republicana de 1910”, o “Estado Novo” e o “”25 de Abril de 1974”, os alunos, em grupo, elaboraram ao longo do ano, o respetivo texto dramático e preparam as dramatizações, primeiro no espaço físico da sala de aula, depois, à distância, através da plataforma Teams.

O trabalho permitiu desenvolver nos alunos não só a escrita e a oralidade, como também a autonomia, a imaginação, a criatividade, a responsabilidade, a organização ou seja, possibilitou o desenvolvimento de novas capacidades ao nível do “saber fazer”, do "saber ser" e do "saber estar", aprofundar de forma lúdica conteúdos da História de Portugal e do Português e ainda, que se adaptassem a novas situações.

 

Com este projeto, os alunos deram vida à História, à nossa História, que foi iniciada entre os bancos da escola, no espaço aula, mas que ganhou asas, voando além das suas quatro paredes e que foi apresentada através da já supracitada plataforma, no dia 26 de junho, de forma inovadora, recorrendo às novas tecnologias.

O resultado foi deveras positivo e os alunos estão TODOS de parabéns!

PES - “Saúde Escolar em Casa - Dicas Semanais”

Publicado na quinta 30/04/2020 - 23:45

Atualizado na sábado 30/05/2020 - 20:00

As equipas locais de Saúde Escolar vão desenvolver o projeto – “Saúde Escolar em Casa - Dicas Semanais”.

 

1ª - Dica Semanal - Vacinação [Ler+]

2ª - Dica Semanal - Recomendações da Saúde Oral [Ler+]

 

3ª - Dica Semanal - Saúde Oral [Ler+]

Dica – 3 Saúde Mental

4ª - Dica Semanal - Saúde Escolar [Ler+]

5ª - Dica Semanal - Plano de Acção COVID19 [Ler+]

6ª - Dica Semanal - Alimentação e Isolamento [Ler+]

             7ª - Dica Semanal - Cuidados alimentares e atividades para crianças em tempos de COVID-19 [Ler+]

​​

DAC – 6º9

“Dias que importam”

Publicado na quarta  20/05/2020 - 21:45


Nas disciplinas de Educação Visual, Educação Tecnológica e Ciências Naturais os alunos da turma do 6º9, fizeram maquetas de árvores em materiais recicláveis para serem expostas no “Dia da árvore”. No entanto, com a suspensão das aulas presenciais, não foi possível concretizar a exposição prevista para o final do 2º período, pelo que as fotografias dos mesmos foram apresentadas num vídeo.

# Eu Fico em Casa...

Quando o Tempo Leva Tanto Tempo a Passar

Publicado na segunda 20/03/2020 - 23:45 / Atualizado no domingo 10/05/2020 - 23:20

Tentando adaptar-nos a uma nova realidade, aqui fica uma sugestão para ajudar a passar o tempo quando o tempo leva tanto tempo a passar…

 

  "O limpa-palavras" de Álvaro Magalhães

             

               

                                                                                                               

                                                                                                                                        

 

 

"A Vida Mágica da Sementinha" de Alves Redol

                                                 

                                   Capitulo 5 - Supressão de texto...

20.03.2020
Capítulo 1 - 24.03.2020
Capítulo 2 - 26.03.2020
Capítulo 3 - 27.03.2020
Capítulo 4 - 06.04.2020
Capítulo 6 - 08.04.2020
Capítulo 7 - 11.04.2020
Capítulo 8 - 14.04.2020
Capítulo 9 - 16.04.2020
Capítulo 10 - 21.04.2020
Capítulo 11 - 25.04.2020
Capítulo 12 - 10.05.2020

# Eu Fico em Casa...

Trabalhos dos Alunos para a  comemoração do “25 DE ABRIL DE 1974” -  Turmas  6.º 1 e 6.º 2

Publicado na terça 21/03/2020 - 13:30

Este ano, devido à situação de emergência de saúde pública que vivemos, não foi possível aos alunos exporem os seus trabalhos sobre o “25 de Abril” na Escola, pelo que se recorreu a este espaço para a sua divulgação.

Apesar de não ser possível mostrá-los todos, todos os alunos estão de Parabéns, pois souberam adaptar-se a esta nova realidade, não baixaram os braços, concretizaram o trabalho e enviaram a(s) respetiva(s) fotografia(s).

Parlamento dos Jovens - Deputados da Pêro brilham na Sessão Distrital

Publicado na segunda  16/03/2020 - 19:30

Os nossos jovens deputados, Lourenço Guimas, Miguel Fonseca, Tomás Pereira

e Lara Pinto (como suplente), representaram a escola no passado dia 9 de março

na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens (Ensino Básico) que decorreu em Proença-a-Nova.

A prestação dos deputados da Pêro foi excelente e a sua participação destacou-se pela qualidade e brilhantismo das intervenções em todos os momentos da sessão. Quer no debate na generalidade (aquando da apresentação e defesa do nosso Projeto de Recomendação e na questionação dos outros projetos), quer durante o debate na especialidade (na construção do Projeto de Recomendação a submeter à Sessão Nacional pelo círculo eleitoral de Castelo Branco) os nossos deputados enriqueceram a sessão com as suas contribuições e pontos de vista. Intervieram com segurança e propriedade, mostrando conhecer aprofundadamente o tema, os projetos das outras escolas, as funções dos deputados e o modo de funcionamento do Parlamento. Além disso, não desperdiçaram a presença da deputada Cláudia André, colocando questões pertinentes sobre o tema em discussão.

Apesar de não conseguirem eleger o nosso Projeto de Recomendação como projeto-base, no debate na especialidade, os nossos deputados discutiram cada medida do projeto eleito e conseguiram introduzir uma proposta de alteração, uma emenda (combinação de uma medida do projeto-base com uma medida do projeto da nossa escola). Esta é uma pequena grande vitória que resulta da dedicação e trabalho dos alunos envolvidos neste programa desde o início do ano letivo.

A equipa do Parlamento dos Jovens acredita que este tipo de projetos educa para a cidadania e estimula o gosto pela participação cívica e política, pois, através dele, as nossas crianças tiveram oportunidade de vivenciar o trabalho desenvolvido na Assembleia da República, as regras do debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões. Ao longo destes meses, todos os alunos envolvidos aprenderam a pesquisar e a refletir sobre um tema atual, propuseram soluções, desenvolveram a sua capacidade de argumentação e aprenderam a tolerância e o respeito pelas opiniões divergentes.

A equipa do Parlamento dos Jovens agradece a colaboração e o empenho de todos os professores e alunos que dedicaram horas de trabalho a este programa.

Parlamento dos Jovens

Publicado na sexta  21/02/2020 - 17:30

No âmbito do Programa Parlamento dos Jovens, no qual os alunos do 6º ano estão a participar, dia 19 de fevereiro, a aluna Leonor Rabasquinho, da turma 8 do 6º ano (acompanhada pelas professoras responsáveis pelo Programa), participou na reunião que decorreu no Instituto Português da Juventude de Castelo Branco. Esta reunião serviu para eleger os membros constituintes da Mesa da Sessão Distrital, que irá ter lugar no próximo dia 9 de março de 2020 em Proença-a-Nova.

A Leonor teve uma excelente participação, defrontou colegas que frequentam o 9º ano de escolaridade em Escolas que já participam no Programa do Parlamento dos Jovens há vários anos.

Parabéns Leonor, representaste muito bem o nosso Agrupamento.

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã e o Jardim de Infância A Lã e a Neve estão, de novo, de parabéns!

Publicado na segunda  18/02/2020 - 14:30

A participação na 16ª edição do Prémio Ciência na Escola/Fundação Ilídio Pinho, com os projetos” Bungalows de insetos viajam pelo nosso país ” e “ Kit Cogumelos Felizardos”, desenvolvidos no Jardim de Infância deram os seus frutos. Após um longo caminho de empenho e de trabalho por parte de toda a comunidade escolar na elaboração destes projetos científicos, duas menções honrosas e os prémios no valor de 3000,00 € foram atribuídos, pelo júri nacional, no concurso final.

Os prémios foram entregues, no passado dia 12 de fevereiro, na Escola Secundária José Estevão, em Aveiro, com as presenças do Engenheiro Ilídio Pinho e do Ministro da Educação.

Projeto “Passo a passo…escrevemos para saber”

Publicado na segunda  17/02/2020 - 14:30

No âmbito da Candidatura 2020 -  “Leituras…com a biblioteca”-, lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escola Pêro da Covilhã viu o seu projeto “Passo a passo… escrevemos para saber” ser  aprovado pela rede.  

Considerando que a competência da escrita é um dos alicerces da aquisição e transmissão de conhecimentos, e que é um veículo privilegiado no desenvolvimento da imaginação, a Biblioteca propõe fornecer ao público-alvo ferramentas e técnicas diversificadas que lhe permitam adquirir os mecanismos subjacentes às exigências da escrita. Pretende-se que os alunos aprendam criando, através da articulação entre a Biblioteca e o trabalho pedagógico nas diferentes áreas do saber. Para isso, torna-se imprescindível desenvolver o gosto pela escrita como meio de enriquecimento pessoal, mas também como ferramenta de trabalho, experimentando diferentes modalidades de texto e percursos diversificados que propiciem o prazer da escrita.

Temos como objetivo criar oficinas de escrita criativa (na sala de aula e/ou biblioteca) que desenvolvam de forma ativa a imaginação, a partir de conteúdos de diferentes áreas curriculares (1º e 2ºciclos). No caso dos alunos dos Cursos EFA – Estabelecimento Prisional da Covilhã), partir-se-á das vivências pessoais, das experiências literárias e cinematográficas proporcionadas.

Para que este projeto cumpra com os seus objetivos contamos com a inestimável colaboração de todos.

PARABÉNS, Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã EB1/JI do Refúgio

Publicado na sábado  01/02/2020 - 14:15

A EB1/JI do Refúgio aderiu  ao Projeto Eco - Escolas   há 11 anos.

Desde 2008 que esta escola se candidata ao galardão promovido pela ABAE, tendo obtido a bandeira verde todos os anos.

Em 2011 teve uma auditoria ao Projeto obtendo o diploma de Qualidade pelas atividades realizadas no âmbito do Projeto Eco – Escolas.

Em 2014 teve a 2ª auditoria conseguindo conquistar o prémio de Excelência.

Em 2019 teve uma 3º auditoria obteve novamente o prémio de Excelência ,o qual lhe foi entregue dia 17 de janeiro 2020. Sendo 9 as Eco -Escolas a nível Nacional, com nível de qualidade de Excelência.

 

Todo este trabalho de sucesso só foi possível, com a colaboração ativa existente entre os parceiros que fazem parte do Conselho Eco – Escolas, o dinamismo e a criatividade dos alunos, professores, assistentes operacionais e famílias e outras entidades ligadas ao Ambiente .

PARABÉNS, Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã EB/JI A Lã e a Neve

Publicado na quarta  05/02/2020 - 18:15

Resultante da auditoria ao Projeto Eco-Escolas, realizada pela Comissão Nacional, em 2019, a Escola A Lã e a Neve foi reconhecida Eco-Escola de Elevada Qualidade.

Este reconhecimento materializou-se no dia 17 de janeiro, durante o Seminário Nacional Eco-Escolas que decorreu em Lisboa, com a atribuição do certificado de qualidade.

Continuaremos a desenvolver, com o mesmo entusiasmo, o nosso trabalho em prol da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, que só é possível com o envolvimento dos parceiros que fazem parte do Conselho Eco-Escolas, comunidade escolar, famílias e instituições ligadas ao ambiente.

Corta mato Escolar

Publicado na sexta  31/01/2020 - 15:45

Durante a manhã do passado dia 24 de janeiro, sexta-feira, teve lugar o Corta Mato CLDE na cidade de Castelo Branco, onde o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã participou com 23 alunos distribuídos pelos seguintes escalões, Infantis A Femininos, Infantis A Masculinos, Infantis B Femininos e Infantis B Masculinos.

 

No escalão de Infantis A Femininos a aluna Maria de Lurdes Almeida do 5º8, obteve o 2º lugar individual e o 3º lugar por equipa.

No escalão de Infantis B Femininos obtivemos o 1º lugar por equipa.

Parabéns, a todos os alunos envolvidos na atividade e pelo empenho demonstrado.

PARABÉNS, à turma do 5º02

Publicado na segunda  09/01/2020 - 22:45

No dia 9 de janeiro, foram publicados os resultados do concurso "Neste Natal os Lobos descem à minha sala", tendo a turma do 5º02 ficado em 2º lugar da sua categoria.

Participaram com a fotografia "Na Pêro da Covilhã o Lobo é uma estrela".

Eleições para o Parlamento dos Jovens - 10 de janeiro

Publicado na sexta 10/01/2020 - 21:00

Decorreu hoje a eleição dos 31 Deputados para a Sessão Escolar da Escola Pêro da Covilhã.

Concorreram 9 listas constituídas por alunos do 6º ano e o número de Deputados eleitos foram:

 

A  equipa do Projeto "Parlamento dos Jovens”.

Rotundas com Arte

Publicado na segunda 2/12/2019 - 15:20

À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, participa no “Rotundas com Arte”, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, com o objetivo de embelezar a cidade com espírito natalício que terá lugar de 1 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020.

Somos novamente uma Escola SaudávelMente...

Publicado na segunda 27/11/2019 - 19:20

Em 266 candidaturas, fomos uma das 152 escolas e agrupamentos de escolas distinguidas, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com o “Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão” 2019-2021.

Assim, hoje, dia 27 de novembro, no decorrer do Seminário de Psicologia da Educação, a Psicóloga Marisa Borrego, recebeu em nome do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, esta distinção que premeia as instituições educativas cujas políticas e práticas educativas demonstraram um compromisso com a promoção do desenvolvimento, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.

Certificado_SaudavelMente.jpg

“Marcha Contra à Violência”, dinamizada pela entidade “CooLabora” - 25 de novembro de 2019

Publicado na segunda 25/11/2019 -14:10

No corrente ano letivo, o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã integrou o projeto Parlamento dos Jovens, este ano subordinado ao tema “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação” (Ensino Básico). Este projeto tem como objetivos basilares educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, dar a conhecer a Assembleia da República, promover o debate democrático e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria. Os trabalhos serão desenvolvidos por alunos do 6ºano, na disciplina de Assembleia de Turma.

Neste âmbito, O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã fez-se representar, pelas turmas de 6º ano, na Marcha Contra a Violência no Namoro organizada pela CooLabora, nesta manhã do dia 25 de novembro de 2019. Cada turma foi responsável por elaborar cartazes de repúdio à violência. 

 

Passo a passo... no saber

“Dia Internacional dos Direitos da Criança” - 20 de novembro de 2019

Publicado na terça 19/11/2019 -19:30

 

A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar

e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo:

  • Proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (em 1959 – 70 anos);

  • Adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (em 1989 – 30 anos), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Convenção é, desde sempre, o tratado de direitos humanos internacionais, mais amplamente ratificado. Assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais).

Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A nível global, e também no âmbito das comemorações que assinalam dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, a UNICEF publicou um relatório que destaca as principais conquistas das últimas três décadas e as metas ainda por alcançar.

 

Vamos comemorar esta data tão importante, com a presença de Celeste Gonçalves, autora do livro

“OS DIREITOS VÃO À ESCOLA”

100 anos Sophia de Mello Breyner Anderson

Exposição de trabalhos da turma 5º02 na Biblioteca Municipal - novembro de 2019

Publicado na segunda 18/11/2019 - 23:30

Neste frio mês de novembro, os alunos do 5º02 da Escola Básica Pêro da Covilhã não esqueceram o centenário de Sophia de Mello Breyner Anderson e juntaram-se às comemorações promovidas pela Biblioteca Municipal da Covilhã, dando o seu contributo para a exposição de ilustrações "Sophia em Folhas de Papel".

A Obra eleita foi "A Árvore" e a leitura, na aula de Português, deu os seus frutos. Nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, os alunos deram asas à sua imaginação e ilustraram a história com criatividade. Além disso criaram uma árvore tridimensional onde expuseram as suas ilustrações e as frases mais bonitas deste conto de Sophia.

Esta é uma exposição a não perder e todos têm de ver e apreciar a nossa árvore!

CORTA MATO ESCOLAR - 7 de novembro de 2019

Publicado na quarta 13/11/2019 - 19:15

Na manhã do passado dia 7 de novembro, após as 10:30 horas, teve lugar o Corta Mato Escolar do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã.

A prova contou com 165 alunos inscritos nos seguintes escalões: Infantis A Femininos, Infantis A Masculinos, Infantis B Femininos e Infantis B Masculinos.

Em cada escalão/género foram atribuídas medalhas aos 3 primeiros classificados. Os 6 primeiros classificados por escalão/género foram apurados para representar o Agrupamento de Escolas  na fase seguinte do Corta Mato, que terá lugar em Castelo Branco no dia 24 de janeiro de 2020.

Parabéns a todos os apurados e bem haja aos participantes, bem como à comunidade escolar que os incentivou e apoiou durante a realização da prova/corrida.

Lista de Classificação por escalão/género [Ler +]

PARABÉNS, Comunidades Educativas das Escolas A Lã e a Neve e Refúgio!

Publicado na sexta 01/11/2019 - 22:45

No dia 18 de outubro, Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas, em Guimarães, mais uma vez, as Escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância A Lã e a Neve e Refúgio receberam, com muito orgulho, o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, reconhecendo o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade no ano letivo 2018-2019.

 

DISTINÇÃO SELO ESCOLA SAUDÁVEL - 27 de setembro de 2019

Publicado na segunda 30/09/2019 - 23:20

 

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã foi um dos premiados com a distinção - Selo Escola Saudável - no âmbito do Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde (PAPES), criada pela Direção Geral da Educação. Este selo foi concedido às escolas/agrupamento de escolas que integraram e assumiram nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa e teve como objetivo reconhecer o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas, que através das suas práticas contribuíram para a promoção de relações interpessoais saudáveis, para o envolvimento de toda a comunidade educativa e para uma imagem positiva da escola.

Esta distinção é válida para os anos letivos 2019/20 e 2020/21.

Pelo trabalho efetuado e todas as críticas construtivas, pois são estas que nos ajudam a melhorar a nossa prática diária, parabéns a toda a comunidade educativa, este prémio também é vosso!

PARABÉNS PROFESSOR PAULO XAVIER - PROFESSOR UBBU DO ANO

Publicado na domingo 14/07/2019 - 17:00

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, aderiu, através da Escola Básica do 1º Ciclo do Refúgio, com a turma do Prof. Paulo Xavier, em 2017 a um projeto que leva os alunos a desenvolver um raciocínio lógico, ajudando-os na resolução de problemas, na programação e a estimular a sua criatividade, não esquecendo que o mesmo ajuda os alunos que aprendem programação a não ser meros consumidores de tecnologia.

Este ano letivo 2018/2019, com este projeto o Prof. Paulo Xavier ganhou o prémio Professor UBBU do ano.                                                         [Ler +]

A Terra Treme

Publicado na quarta 08/11/2018 - 14:30

No passado dia 5, as escolas do nosso Agrupamento associaram-se à iniciativa nacional da Protecção Civil “A Terra Treme” que visa alertar as populações para os perigos provocados pelos sismos e sensibilizá-las para como agir antes, durante e depois da sua ocorrência. Assim, às 11h 5’ foi realizado um simulacro para recordar e/ou ensinar o que se deve fazer se ocorrer este fenómeno natural: BAIXAR; PROTEGER; AGUARDAR, que decorreu da melhor forma. O conhecimento destes três gestos pode salvar vidas. Todos participaram e a iniciativa foi um êxito.

HALLOWE’EN? PÃO-POR-DEUS? TODOS OS SANTOS?

Publicado na quarta 31/10/2018 - 14:30

Entre os dias 31 de Outubro e 2 de Novembro assistimos em Portugal a uma manifestação muito sui generis de celebrarmos um estrangeirismo – o “Hallowe’en” – misturado com uma antiga e significativa tradição que é o “Pão-por-Deus” que se insere na mística celebrativa católica do “Dia de Todos os Santos”.

PÃO-POR-DEUS

Esta tradição teve origem em Lisboa, em 1776 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa e a população sobrevivente ficou com muitas necessidades). Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro) de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que algumas pessoas se encontravam. Batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse só pão, dado haver muita fome na cidade. E as pessoas pediam “Pão, por Deus!”. Esta tradição perpetuou-se no tempo e passou a ser comemorada em todo o país. As crianças, em grupos, vão de porta em porta, pedindo “Pão-por-Deus” e recebem pão, broas, bolos, romãs ou frutos secos, que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.

Até meados do século XX, o “Pão-por-Deus” era uma comemoração que visava minorar as necessidades básicas das pessoas mais pobres. Nas décadas de 60 e 70 desse século, a data passou a ser comemorada de forma mais lúdica, embora mantendo regras básicas que são escrupulosamente cumpridas:

- só podem pedir “Pão-por-Deus” crianças até aos 10 anos (com idades superiores as pessoas devem recusar-se a dar);

- as crianças só podem andar na rua a pedir “Pão-por-Deus” até ao meio-dia (quem bata à porta depois dessa hora leva um raspanete do adulto que abrir a porta).

A partir da década de 80 a tradição foi perdendo importância porque foi substituída por uma tradição que não é portuguesa, mas é mais atraente, comercialmente, e mais acarinhada pela comunicação social que contribui, assim, para o empobrecimento da memória colectiva.

HALLOWE’EN

O “Hallowe’en” surge na América do Norte, afirmando-se como um evento tradicional e cultural, tendo por origem as celebrações do povo Celta, remontando-nos ao século III na Gália. “Hallowe’en”, como o próprio nome indica, realiza-se na véspera de Todos os Santos – 31 de Outubro – data esta em que, após o pôr-do-Sol, ocorriam os ritos sagrados em honra de Samhain, deusa Celta, marcando, assim, o final do Verão. Os Celtas acreditavam que, neste dia, o Céu e a Terra estreitavam a distância e, por isso, os espíritos dos mortos voltariam para visitarem os seus lares e guiarem os seus familiares até ao outro lado. Com a demanda cristã houve uma cristianização desta festa. A partir da 4ª centúria da nossa época, a Igreja Síria começou a celebrar o dia de Todos os Mártires mas só mais tarde, no século IX, Gregório IV ordena que esta comemoração tenha uma data fixa e universal – 1 de Novembro.

« INAUGURAÇÃO DO JARDIM AROMÁTICO & MODERNIZAÇÃO DO REFEITÓRIO - MISSÃO CONTINENTE »

"CRESCER COM SAÚDE ALIMENTAR"

Publicado na quarta 25/09/2018 - 14:30

"Crescer com Saúde Alimentar" é um protejo vencedor da Missão Continente 2018, apresentado pela Casa do Pessoal, no âmbito do qual foi construído um jardim aromático na escola sede, que pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância destas plantas numa cultura alimentar saudável de modo a reduzir o uso de sal nas refeições. Tem como parceiros oficiais o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a Câmara Municipal da Covilhã, a Águas da Covilhã, a Farmácia Holon Covilhã e a Farmácia São João.

No Dia 26 de Setembro de 2018 pelas 11:30h na Sede do Agrupamento de Escolas Pêro da

Covilhã, foi Inaugurado o Jardim Aromático e a Modernização do Refeitório.

Neste dia juntaram-se a esta nossa festa:

Diretor do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, Sr. Presidente da Assembleia Municipal, 

Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã,  Sr. Administrador das Águas da Covilhã,

Equipa da Missão Continente.

Como participantes os Professores de Ciências da Naturais e a Equipa Educação para a Saúde.

Este projeto aposta em ações inovadoras tanto na forma como são apresentadas as quantidades

dos alimentos (pratos com divisões alimentares), sustentados a partir dos valores de referência

constantes na roda dos alimentos. Simultaneamente, a quantidade do sal utilizada na confeção

dos alimentos será substituída/atenuada por diferentes plantas aromáticas presentes neste jardim.

Para concretizarmos uma verdadeira reeducação alimentar vamos utilizar diferentes meios de comunicação assim como continuaremos a promover diversas ações de sensibilização e palestras direcionadas para uma verdadeira alimentação saudável.

PARABÉNS ao Jardim de Infância do Rodrigo 

“Os Nossos Avós Eram Cientistas”

PARABÉNS ao  Jardim de Infância "A Lã e a Neve"

No dia 19 de maio, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco recebemos, com muito orgulho, o prémio do 3º lugar, referente ao concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas” com o trabalho “Lã colorida”, promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Agradecemos a toda a comunidade educativa, realçando o papel dos avós.

O jardim-de-infância do Rodrigo, obteve o 2º prémio (ex aequo), no concurso de ciência, cultura e tradição: “Os Nossos Avós Eram Cientistas ”promovido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. No dia 19 de maio as crianças, pais e avós deslocaram-se à Escola Agrária para receberem os respetivos prémios”

A Escola Básica e Jardim de Infância a Lã e a Neve está de NOVO de PARABÉNS!

Em cerimónia realizada no passado dia 16 de janeiro, em Coimbra, foram entregues os certificados de seleção para a fase de desenvolvimento aos projetos Tecer histórias com o amor e a sabedoria dos “avós” representante do 1º escalão, coordenado pela educadora Maria Manuela Marques Carrola Coimbra e Grandes e Pequenos: histórias da água, representante do 2º escalão, coordenado pela professora Maria Laura Cabral Fino.

 O Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, na sua 15ª edição, tem como tema “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” e visa estimular o interesse de todos os alunos da Educação Pré-Escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário pelas ciências e áreas tecnológicas através do apoio a projetos inovadores.

ECO - ESCOLA  desde 2008

A Escola EB/JI do Refúgio, vem sendo galardoada com o prémio bandeira verde, pelo reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a- dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

Agradece-se a colaboração ativa que existiu entre os parceiros que fazem parte do Conselho Eco–Escolas, o dinamismo ,empenho e a criatividade dos alunos, professores, assistentes operacionais e famílias.

PARABÉNS Escola EB/JI do Refúgio

23 DE OUTUBRO - Dia da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

“… que nada nos convença de que a ignorância ou o fim da fantasia e do sonho são o melhor para nós e para os nossos. Ler é esperar por melhor. “

(Valter Hugo Mãe in Jornal de Letras Artes e Ideias, 15 a 28 de maio, 2013)

PARABÉNS - Comunidade Educativa da Escola Básica e Jardim de Infância A Lã e a Neve!

No dia 27 de setembro, Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas, em Mafra, mais uma vez a Escola e Jardim de Infância A Lã e a Neve recebeu, com muito orgulho, o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, reconhecendo o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Para além da Bandeira Verde, foi premiada com o 3º lugar, pelo trabalho “Roupa Usada Não Está Acabada – A Minha Terra Em Tecido”, desenvolvido pelos alunos do Pré-Escolar.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - Tema de 2017 - Mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO.

A leitura também alimenta - EMENTA DO DIA

com livros de diferentes Autores na Biblioteca Escolar. 

                                                                                                                                  Clique na imagem para a aumentar...

BAIXAR... PROTEGER... AGUARDAR...

Foi um exercício que pretendeu alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, materializando-se durante um minuto, em que a população escolar pode praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã assinalou o evento através da participação no exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME no dia 13 de outubro.

SOMOS uma Escola SaudávelMente...

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã recebeu em mão, na pessoa da Psicóloga Marisa Borrego,  o Selo 'Escola SaudávelMente' entregue pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no dia 4 de outubro. De notar que das 253 candidaturas a nossa foi uma das 99 premiadas.

Esta é uma menção que muito nos orgulha pois tentamos diariamente construir uma escola que, estando preocupada com os problemas de todos os seus intervenientes, aposta nas boas práticas de saúde psicológica e sucesso educativo.

Esta distinção impõe-nos a promessa de continuarmos a construir bem e SaudávelMente, para que o futuro das crianças e jovens adolescentes que passam por este agrupamento seja cada vez mais risonho.

Jardim de Infância A Lã e a Neve – Diploma de Mérito 1º escalão

Em cerimónia realizada no passado dia 18 de janeiro, em Coimbra, foi entregue o diploma de mérito ao projeto “Bolotas e mais bolotas…!”, desenvolvido pelo Jardim de Infância A Lã e a Neve, relativo ao concurso Ciência na Escola, 14ª Edição, tendo passado para a fase de desenvolvimento.

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã congratula-se por mais este prémio, que é fruto do trabalho conjunto da comunidade escolar, envolvendo a integração de diferentes saberes. Este projeto tem como objetivo demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.

PARABÉNS Escola Básica e Jardim de Infância do Refúgio 

A Escola EB/JI do Refúgio conquistou, pelo nono ano consecutivo, o galardão Bandeira Verde, pelo reconhecimento das boas práticas ambientais desenvolvidas. 

Conquistou ainda o 3º prémio do projeto eco–escovilhas,  pelo empenho e originalidade no trabalho desenvolvido. 

Este reconhecimento só foi possível pela colaboração e empenho de toda a comunidade educativa. 

A Escola Básica e Jardim de Infância a Lã e a Neve está de NOVO de PARABÉNS!

No dia 30 de setembro, para além de ter recebido o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas 2015/16, em Aveiro, obteve o 2º prémio nacional, relativo ao concurso “Hortas Bio nas Eco-Escolas”, na categoria “Hortas criativas”, projeto desenvolvido pelos alunos do Pré-Escolar.

Parabéns a toda a comunidade escolar que contribuiu com a sua criatividade e saber para que uma horta surgisse no pátio de recreio.

A Escola Básica e Jardim de Infância a Lã e a Neve está de PARABÉNS!

A participação na 13ª edição do Prémio Ciência na Escola/Fundação Ilídio Pinho, com o projeto “Conviver com a processionária”, desenvolvido no 1º ciclo deu os seus frutos.

Após um longo caminho de empenho e de trabalho por parte de toda a comunidade escolar na elaboração deste projeto científico, uma menção honrosa e o prémio no valor de 2500 € foram atribuídos à Escola, pelo júri nacional, no concurso final que se realizou nos dias 20 e 21 de setembro, na Escola Secundária de Pinhal Novo.

BEM VINDO AO...

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã

LINKS

 

DGE

 

 

IAVE

DIÁRIO DA REPÚBLICA

FIT - ESCOLA

ESCOLA VIRTUAL

REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

LER+ - PLANO NACIONAL DE LEITURA

PORTAL DAS ESCOLAS

ECO-ESCOLAS

PAVILHÃO CONHECIMENTO

​​

CIÊNCIA VIVA

OCEANÁRIO LISBOA

Peça mais informações através do seguinte formulário:

CONTACTOS

SEDE: Escola Básica Pêro da Covilhã

Rua Dr. Manuel Castro Martins / 6201-009 Covilhã

 

Para esclarecer mais dúvidas:

Pode contactar a secretaria do Agrupamento de Escolas, presencial

ou telefonicamente das 09h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h00m.

 

 Telef: 275 320 060    Tlm: 927 994 755    Fax: 275 320 061    Mail da secretaria: secretaria.pero@gmail.com    Mail da direção: executivopero@gmail.com

© 2015 por Escola Básica Pêro da Covilhã. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube