NOTÍCIAS de ATIVIDADES do AGRUPAMENTO (antigas)

PARABÉNS PROFESSOR PAULO XAVIER - PROFESSOR UBBU DO ANO

Publicado na domingo 14/07/2019 - 17:00

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, aderiu, através da Escola Básica do 1º Ciclo do Refúgio, com a turma do Prof. Paulo Xavier, em 2017 a um projeto que leva os alunos a desenvolver um raciocínio lógico, ajudando-os na resolução de problemas, na programação e a estimular a sua criatividade, não esquecendo que o mesmo ajuda os alunos que aprendem programação a não ser meros consumidores de tecnologia.

Este ano letivo 2018/2019, com este projeto o Prof. Paulo Xavier ganhou o prémio Professor UBBU do ano.                                                         [Ler +]

A Terra Treme

Publicado na quarta 08/11/2018 - 14:30

No passado dia 5, as escolas do nosso Agrupamento associaram-se à iniciativa nacional da Protecção Civil “A Terra Treme” que visa alertar as populações para os perigos provocados pelos sismos e sensibilizá-las para como agir antes, durante e depois da sua ocorrência. Assim, às 11h 5’ foi realizado um simulacro para recordar e/ou ensinar o que se deve fazer se ocorrer este fenómeno natural: BAIXAR; PROTEGER; AGUARDAR, que decorreu da melhor forma. O conhecimento destes três gestos pode salvar vidas. Todos participaram e a iniciativa foi um êxito.

HALLOWE’EN? PÃO-POR-DEUS? TODOS OS SANTOS?

Publicado na quarta 31/10/2018 - 14:30

Entre os dias 31 de Outubro e 2 de Novembro assistimos em Portugal a uma manifestação muito sui generis de celebrarmos um estrangeirismo – o “Hallowe’en” – misturado com uma antiga e significativa tradição que é o “Pão-por-Deus” que se insere na mística celebrativa católica do “Dia de Todos os Santos”.

PÃO-POR-DEUS

Esta tradição teve origem em Lisboa, em 1776 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa e a população sobrevivente ficou com muitas necessidades). Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro) de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que algumas pessoas se encontravam. Batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse só pão, dado haver muita fome na cidade. E as pessoas pediam “Pão, por Deus!”. Esta tradição perpetuou-se no tempo e passou a ser comemorada em todo o país. As crianças, em grupos, vão de porta em porta, pedindo “Pão-por-Deus” e recebem pão, broas, bolos, romãs ou frutos secos, que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.

Até meados do século XX, o “Pão-por-Deus” era uma comemoração que visava minorar as necessidades básicas das pessoas mais pobres. Nas décadas de 60 e 70 desse século, a data passou a ser comemorada de forma mais lúdica, embora mantendo regras básicas que são escrupulosamente cumpridas:

- só podem pedir “Pão-por-Deus” crianças até aos 10 anos (com idades superiores as pessoas devem recusar-se a dar);

- as crianças só podem andar na rua a pedir “Pão-por-Deus” até ao meio-dia (quem bata à porta depois dessa hora leva um raspanete do adulto que abrir a porta).

A partir da década de 80 a tradição foi perdendo importância porque foi substituída por uma tradição que não é portuguesa, mas é mais atraente, comercialmente, e mais acarinhada pela comunicação social que contribui, assim, para o empobrecimento da memória colectiva.

HALLOWE’EN

O “Hallowe’en” surge na América do Norte, afirmando-se como um evento tradicional e cultural, tendo por origem as celebrações do povo Celta, remontando-nos ao século III na Gália. “Hallowe’en”, como o próprio nome indica, realiza-se na véspera de Todos os Santos – 31 de Outubro – data esta em que, após o pôr-do-Sol, ocorriam os ritos sagrados em honra de Samhain, deusa Celta, marcando, assim, o final do Verão. Os Celtas acreditavam que, neste dia, o Céu e a Terra estreitavam a distância e, por isso, os espíritos dos mortos voltariam para visitarem os seus lares e guiarem os seus familiares até ao outro lado. Com a demanda cristã houve uma cristianização desta festa. A partir da 4ª centúria da nossa época, a Igreja Síria começou a celebrar o dia de Todos os Mártires mas só mais tarde, no século IX, Gregório IV ordena que esta comemoração tenha uma data fixa e universal – 1 de Novembro.

« INAUGURAÇÃO DO JARDIM AROMÁTICO & MODERNIZAÇÃO DO REFEITÓRIO - MISSÃO CONTINENTE »

"CRESCER COM SAÚDE ALIMENTAR"

Publicado na quarta 25/09/2018 - 14:30

"Crescer com Saúde Alimentar" é um protejo vencedor da Missão Continente 2018, apresentado pela Casa do Pessoal, no âmbito do qual foi construído um jardim aromático na escola sede, que pretende sensibilizar a comunidade educativa para a importância destas plantas numa cultura alimentar saudável de modo a reduzir o uso de sal nas refeições. Tem como parceiros oficiais o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, a Câmara Municipal da Covilhã, a Águas da Covilhã, a Farmácia Holon Covilhã e a Farmácia São João.

No Dia 26 de Setembro de 2018 pelas 11:30h na Sede do Agrupamento de Escolas Pêro da

Covilhã, foi Inaugurado o Jardim Aromático e a Modernização do Refeitório.

Neste dia juntaram-se a esta nossa festa:

Diretor do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, Sr. Presidente da Assembleia Municipal, 

Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã,  Sr. Administrador das Águas da Covilhã,

Equipa da Missão Continente.

Como participantes os Professores de Ciências da Naturais e a Equipa Educação para a Saúde.

Este projeto aposta em ações inovadoras tanto na forma como são apresentadas as quantidades

dos alimentos (pratos com divisões alimentares), sustentados a partir dos valores de referência

constantes na roda dos alimentos. Simultaneamente, a quantidade do sal utilizada na confeção

dos alimentos será substituída/atenuada por diferentes plantas aromáticas presentes neste jardim.

Para concretizarmos uma verdadeira reeducação alimentar vamos utilizar diferentes meios de comunicação assim como continuaremos a promover diversas ações de sensibilização e palestras direcionadas para uma verdadeira alimentação saudável.

PARABÉNS ao Jardim de Infância do Rodrigo 

“Os Nossos Avós Eram Cientistas”

PARABÉNS ao  Jardim de Infância "A Lã e a Neve"

No dia 19 de maio, na Escola Superior Agrária de Castelo Branco recebemos, com muito orgulho, o prémio do 3º lugar, referente ao concurso “Os Nossos Avós Eram Cientistas” com o trabalho “Lã colorida”, promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Agradecemos a toda a comunidade educativa, realçando o papel dos avós.

O jardim-de-infância do Rodrigo, obteve o 2º prémio (ex aequo), no concurso de ciência, cultura e tradição: “Os Nossos Avós Eram Cientistas ”promovido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. No dia 19 de maio as crianças, pais e avós deslocaram-se à Escola Agrária para receberem os respetivos prémios”

A Escola Básica e Jardim de Infância a Lã e a Neve está de NOVO de PARABÉNS!

Em cerimónia realizada no passado dia 16 de janeiro, em Coimbra, foram entregues os certificados de seleção para a fase de desenvolvimento aos projetos Tecer histórias com o amor e a sabedoria dos “avós” representante do 1º escalão, coordenado pela educadora Maria Manuela Marques Carrola Coimbra e Grandes e Pequenos: histórias da água, representante do 2º escalão, coordenado pela professora Maria Laura Cabral Fino.

 O Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, na sua 15ª edição, tem como tema “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização” e visa estimular o interesse de todos os alunos da Educação Pré-Escolar, 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário pelas ciências e áreas tecnológicas através do apoio a projetos inovadores.

ECO - ESCOLA  desde 2008

A Escola EB/JI do Refúgio, vem sendo galardoada com o prémio bandeira verde, pelo reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a- dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

Agradece-se a colaboração ativa que existiu entre os parceiros que fazem parte do Conselho Eco–Escolas, o dinamismo ,empenho e a criatividade dos alunos, professores, assistentes operacionais e famílias.

PARABÉNS Escola EB/JI do Refúgio

23 DE OUTUBRO - Dia da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

“… que nada nos convença de que a ignorância ou o fim da fantasia e do sonho são o melhor para nós e para os nossos. Ler é esperar por melhor. “

(Valter Hugo Mãe in Jornal de Letras Artes e Ideias, 15 a 28 de maio, 2013)

PARABÉNS - Comunidade Educativa da Escola Básica e Jardim de Infância A Lã e a Neve!

No dia 27 de setembro, Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas, em Mafra, mais uma vez a Escola e Jardim de Infância A Lã e a Neve recebeu, com muito orgulho, o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, reconhecendo o trabalho desenvolvido no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Para além da Bandeira Verde, foi premiada com o 3º lugar, pelo trabalho “Roupa Usada Não Está Acabada – A Minha Terra Em Tecido”, desenvolvido pelos alunos do Pré-Escolar.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - Tema de 2017 - Mudar o futuro da migração. Investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro.
O dia 16 de outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de 150 países, incluindo Portugal. Todos as atividades e informações podem ser encontradas no site FAO.

A leitura também alimenta - EMENTA DO DIA

com livros de diferentes Autores na Biblioteca Escolar. 

                                                                                                                                  Clique na imagem para a aumentar...

BAIXAR... PROTEGER... AGUARDAR...

Foi um exercício que pretendeu alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo, materializando-se durante um minuto, em que a população escolar pode praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo - Baixar, Proteger e Aguardar.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã assinalou o evento através da participação no exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME no dia 13 de outubro.

SOMOS uma Escola SaudávelMente...

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã recebeu em mão, na pessoa da Psicóloga Marisa Borrego,  o Selo 'Escola SaudávelMente' entregue pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no dia 4 de outubro. De notar que das 253 candidaturas a nossa foi uma das 99 premiadas.

Esta é uma menção que muito nos orgulha pois tentamos diariamente construir uma escola que, estando preocupada com os problemas de todos os seus intervenientes, aposta nas boas práticas de saúde psicológica e sucesso educativo.

Esta distinção impõe-nos a promessa de continuarmos a construir bem e SaudávelMente, para que o futuro das crianças e jovens adolescentes que passam por este agrupamento seja cada vez mais risonho.

Jardim de Infância A Lã e a Neve – Diploma de Mérito 1º escalão

Em cerimónia realizada no passado dia 18 de janeiro, em Coimbra, foi entregue o diploma de mérito ao projeto “Bolotas e mais bolotas…!”, desenvolvido pelo Jardim de Infância A Lã e a Neve, relativo ao concurso Ciência na Escola, 14ª Edição, tendo passado para a fase de desenvolvimento.

O Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã congratula-se por mais este prémio, que é fruto do trabalho conjunto da comunidade escolar, envolvendo a integração de diferentes saberes. Este projeto tem como objetivo demonstrar as potencialidades da ciência e da tecnologia como oportunidades de resposta aos desafios e principais problemas do mundo atual, tendo em vista a criação de um mundo melhor para todos.

PARABÉNS Escola Básica e Jardim de Infância do Refúgio 

A Escola EB/JI do Refúgio conquistou, pelo nono ano consecutivo, o galardão Bandeira Verde, pelo reconhecimento das boas práticas ambientais desenvolvidas. 

Conquistou ainda o 3º prémio do projeto eco–escovilhas,  pelo empenho e originalidade no trabalho desenvolvido. 

Este reconhecimento só foi possível pela colaboração e empenho de toda a comunidade educativa. 

A Escola Básica e Jardim de Infância a Lã e a Neve está de NOVO de PARABÉNS!

No dia 30 de setembro, para além de ter recebido o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas 2015/16, em Aveiro, obteve o 2º prémio nacional, relativo ao concurso “Hortas Bio nas Eco-Escolas”, na categoria “Hortas criativas”, projeto desenvolvido pelos alunos do Pré-Escolar.

Parabéns a toda a comunidade escolar que contribuiu com a sua criatividade e saber para que uma horta surgisse no pátio de recreio.

A Escola Básica e Jardim de Infância a Lã e a Neve está de PARABÉNS!

A participação na 13ª edição do Prémio Ciência na Escola/Fundação Ilídio Pinho, com o projeto “Conviver com a processionária”, desenvolvido no 1º ciclo deu os seus frutos.

Após um longo caminho de empenho e de trabalho por parte de toda a comunidade escolar na elaboração deste projeto científico, uma menção honrosa e o prémio no valor de 2500 € foram atribuídos à Escola, pelo júri nacional, no concurso final que se realizou nos dias 20 e 21 de setembro, na Escola Secundária de Pinhal Novo.

BEM VINDO AO...

Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã

LINKS

 

DGE

 

 

IAVE

DIÁRIO DA REPÚBLICA

FIT - ESCOLA

ESCOLA VIRTUAL

REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES

LER+ - PLANO NACIONAL DE LEITURA

PORTAL DAS ESCOLAS

ECO-ESCOLAS

PAVILHÃO CONHECIMENTO

​​

CIÊNCIA VIVA

OCEANÁRIO LISBOA

Peça mais informações através do seguinte formulário:

CONTACTOS

SEDE: Escola Básica Pêro da Covilhã

Rua Dr. Manuel Castro Martins / 6201-009 Covilhã

 

Para esclarecer mais dúvidas:

Pode contactar a secretaria do Agrupamento de Escolas, presencial

ou telefonicamente das 09h00m às 12h30m e das 14h00m às 17h00m.

 

 Telef: 275 320 060    Tlm: 927 994 755    Fax: 275 320 061    Mail da secretaria: secretaria.pero@gmail.com    Mail da direção: executivopero@gmail.com

© 2015 por Escola Básica Pêro da Covilhã. Criado por Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube